LEI ESTADUAL - DIA DO TRICICLISTA

Governador João Dória (PSDB) sanciona lei Estadual instituindo o “Dia do Triciclista” e tudo começou em Santa Cruz da Conceição
Em 2017 o Vereador Felippe Lourenço Oliveira Coelho (DEM), fez o Projeto de Lei Legislativo nº 08/2017 para criação da data comemorativa no calendário de eventos do Município “Dia do Triciclista” e que foi aprovada e sancionada pela Prefeita Patrícia Capodifoglio Landgraf (PSDB) em setembro de 2017 através da Lei nº 1834, ficando assim o dia 12 de outubro como a data oficial no Município o “O Dia dos Triciclistas”. A partir dai já foram feitos dois grandes eventos em Santa Cruz da Conceição reunindo triciclistas de várias regiões do Brasil.
Diante disto, o Vereador Felippe solicitou ao então Deputado Estadual Aldo Demarchi (DEM) que a data fosse reconhecida no Estado de São Paulo. O nobre Deputado Estadual fez o Projeto de Lei 269/2018 apresentado em Abril do ano passado, assim no dia 11 de junho de 2019, o governador João Dória (PSDB) sancionou a Lei 17.059/2019, instituindo o “Dia Estadual do Triciclista”, a ser comemorado anualmente, no Estado de São Paulo, todo dia 12 de outubro.
Em sua justificativa, Aldo Demarchi observa que o triciclo híbrido entre a motocicleta e o automóvel, já existe no país há muito tempo, mas ganhou espaço a partir da década de 1960.
“Hoje, mais do que um veículo de locomoção, passou a agregar os usuários em associações que promovem atividades educativas e assistenciais, além de se dedicarem à promoção de encontros de triciclistas por todo o Brasil, o que incrementa o turismo das cidades por onde passam”, acentua Demarchi.
Como exemplo, ele cita a União dos Triciclistas – UT, “cuja função primordial é agregar os aficcionados e organizar diversos eventos, muitos deles de cunho social.” A data escolhida coincide com o “Dia de Nossa Senhora Aparecida”, que além de ser a padroeira de todos os brasileiros, também é a santa protetora dos motociclistas.